A alfabetização começa de forma indireta, desde pequeninos, quando começamos ter acesso a livros, revistas com imagens, comerciais de televisão, entre outros. A alfabetização, se refere não apenas à leitura e à escrita, mas também à compreensão dos mesmos.
Aqui vão ótimas dicas para que a alfabetização seja efetiva, rápida e prazerosa:
1ª EVITE COMPARAÇÕES!
- Essa é a mais importante. Cada criança tem seu tempo de desenvolvimento, respeite.
2ª LEITURA
- "Revistinhas", cadernos, gibis, entre outros tipos de publicações que, chamem atenção por imagens, é uma prática saudável para ajudar na alfabetização
3ª TENHA UMA LOUSA
Nela, você pode estimular a criatividade por meio de desenhos, e começando introduzir palavras pequenas. Fora a graça de ter uma lousa em casa, onde a imaginação deixará tudo fluir da melhor maneira, como em sala.
Letramento e alfabetização são processos distintos, mas interligados. O letramento vem para complementar/ somar o sentido de alfabetização.
O "alfabetizar-letrando" resulta num ensino com mais qualidade, que busca formar alunos aptos e preparados para o novo.
“A intervenção do professor deverá ser informativa, ajudando o aluno a refletir, a buscar possibilidades de articulação, a evitar as falsas generalizações e a enxergar mais rapidamente alguns aspectos da escrita." ( SINEPE- Pedagoga ProKarina/2017)
No Reforço escolar, unimos os dois conceitos e conseguimos trazer a alfabetização de forma mais leve e fácil. E por que não prazerosa não é?!
A criança se interessa pelo novo, quando lê, quando entende ao que se refere uma imagem, quando busca aprender.
Excelente !! É impressionante a educação, o aprendizado e a evolução que meu filho está tendo. Sou muito grato. 👏🏼