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Foto do escritorIasmim Canafistula

Compreendendo a Discalculia.

Discalculia é um transtorno de aprendizagem que prejudica a compreensão de conceitos matemáticos, como por exemplo: adição, subtração, divisão e multiplicação, noção de "maior que" ou "menor que", valor posicional e até a grafia dos números, entre outras dificuldades relacionadas.


dois ábacos coloridos, em cima de uma mesa vermelha

Muitas pessoas (familiares e/ou professores) têm pouco ou nenhum conhecimento sobre a discalculia, isso faz com que muitas vezes os alunos sejam classificados como preguiçosos, desinteressados ou "impossível" de lidar.


É importante discutir sobre o assunto, compreendendo a discalculia e abordando o conteúdo de forma adequada é possível diminuir a dificuldade causada pelo transtorno, consequentemente, a autoestima do aluno é elevada e afeta positivamente todas as outras áreas de sua vida.


Vale ressaltar que a discalculia não é uma doença, logo, não tem cura. É uma condição que perdura durante toda a vida do indivíduo.


Algumas ações podem amenizar os impactos dentro da sala de aula e na rotina dos estudantes com discalculia:


  • Atividades com objetos concretos, como: blocos de madeira, massinha, ábaco, feijões, palitos, entre outros;

  • Utilizar folhas quadriculada;

  • Liberar a consulta em tabuadas;

  • Treinar coordenação motora;

  • Realizar atividades de raciocínio lógico, acompanhando de perto e direcionando quando necessário;

  • Atividades esportivas e danças, auxiliam no raciocínio, consciência corporal e espacial, ajudando no raciocínio matemático;

  • Dependendo da idade do aluno, é importante explicar sobre o transtorno para que se sinta mais seguro dentro das limitações e não desanime com os estudos.


Fontes:


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