As escolas, no Brasil, sofrem grande pressão por parte da sociedade, corpo docente e discente, a fim de entregar melhores resultados, condições de trabalhos e contribuir para a aprovação em vestibulares. O Governo, principal responsável, patina entre interesses próprios e satisfação de uma pequena parcela da população. Com isso, cabe aos profissionais da educação a tarefa de modificar a realidade, trabalhar com afinco e paixão naquilo que escolheu como profissão, transformando em missão de vida o propósito de entregar uma formação melhor no país.
Entender que a formação do homem é mais do que nota num processo seletivo é fundamental para a mudança de paradigma entre os professores, é preciso trabalhar o ser humano como um todo, desde a sua base, dando meios e suporte para cresça com autonomia, poder de decisão, empatia, entre outras competências e habilidades não explícitas nos currículos escolares.
Com o advento da pandemia da Covid-19, a situação das escolas públicas piorou. A falta de recursos, preparo, motivação e reconhecimento, vieram à tona com maior intensidade, milhares de crianças e adolescente estão a mercê das habilidades pedagógicas dos pais e também, da sorte. Unindo os dois fatos citados, vivemos um momento que beira o caos: professores desmotivados e alunos desinteressados.
Segundo Montessori (1949, p. 86) “para reestruturação da sociedade, uma das tarefas mais urgentes é a reforma da educação, que se deve fazer dando às crianças um ambiente adaptado a sua vida”, essa ideia do século passado se aplica nos dias atuais.
Na Escola Saber Mais tem como principal proposta o auxílio através de reforço escolar à crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, seja devido modelo híbrido (online/presencial) ou não, sendo um espaço onde os professores têm a liberdade e oportunidade de trabalhar de forma diferente ao que acontece na escola regular e assim contribuir para o desenvolvimento cognitivo de forma mais assertiva.
A ideia surge de uma inquietação diante da situação da educação no país. É uma área que vem sofrendo perdas constantes de investimentos, e também sofre com a desvalorização por parte da população, porém, existe uma outra parte que sente as consequências desses pontos negativos e buscam alternativas para aliviar o impacto na vida dos jovens. Os pais, preocupados com o futuro de seus filhos, também buscam constantemente saídas para proporcionar melhores condições de estudos, e muitas vezes não conseguem devido ao alto custo de escolar particulares ou aulas particulares.
Referências:
MONTESSORI, Maria. A Formação do Homem. 1ª Edição. Editora Kirion. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª Edição. Editora Paz e Terra. 1996.
https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html#:~:text=Tamb%C3%A9m%20em%202019%2C%2046%2C6,4%25%2C%20o%20superior%20completo. – acesso em 15/09/2021.
https://qedu.org.br/cidade/2351-suzano/ideb - acesso em 15/09/2021
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