O Sistema Neural Central (SNC) é responsável por processar as informações do corpo, recebe as informações e tem alguma reação a partir disso. Nesse contexto, a aprendizagem pode ser definida como a capacidade do cérebro de receber, processar, reter e reutilizar uma informação. Através de sinapses, a aprendizagem provoca modificações na rede neural, permitindo que o indivíduo de adapte da melhor maneira ao ambiente e aos estímulos recebidos.
Quando um estímulo é novo, acontece a mudança. Quando estímulo já é algo conhecido do SNC, acontece uma lembrança.
Neste sentido, é importante observar a necessidade de reforçar o objeto de estudo para que o sistema neural conheça o conteúdo e posteriormente seja possível acessar novamente através de uma lembrança. Para que a função de aprendizagem seja adequada e efetiva, é necessário o envolvimento do corpo, da noção de espaço e pertencimento, e do afeto.
Algumas coisas que aprendemos não estão tão claras em nossa mente porque não é uma sinapse que foi fortalecida no passado, provavelmente não foi um aprendizado com significado e emoção envolvida. Quando o processo de aprendizagem envolve afeto e significa, além de construir o conhecimento, também é registrado a sensação que aquilo provoca, assim é mais fácil se tornar uma lembrança na mente. A equipe da Reforço Escolar Saber Mais tem isso em mente sempre que inicia um plano de aula.
IMPORTANTE:
A diferença entre distúrbio, dificuldade e transtorno
Distúrbio é um conjunto de condições físicas que afeta o funcionamento de algo na vida do indivíduo.
Dificuldade é relacionada com o ambiente em que ocorre o aprendizado, além das metodologias, materiais e condição social.
Transtorno é a incapacidade de adquirir e reter informações, é uma falha em certas áreas do cérebro que afeta o raciocínio, memória e atenção, causando uma desordem mental.
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