A dança pode desenvolver na criança a compreensão da sua capacidade de movimentação, causando um entendimento maior de como funciona o seu corpo e assim, poder usá-lo com inteligência, autonomia e sensibilidade. A comunicação e expressão em dança, nos permite brincar em sala. Imitando, recriando e organizando pequenas coreografias. O movimento, espaço e o tempo são fundamentais nesse desenvolvimento.
A dança é um produto cultural. Quando se trata de outros povos e sociedades, estamos aprendendo e conhecendo, e o importante nesse processo, além do conhecimento, é o respeito sem preconceitos em relação as danças de outras culturas.
E no Reforço Escolar?
Segundo o PCN - Arte (1997, p.51) propõe que "ao utilizar a dança na educação como expressão e comunicação humana, há algumas atividades que podem ser propostas para desenvolver o: reconhecimento dos diferentes tecidos que constituem o corpo (pele, músculos e ossos) e suas funções ( proteção, movimento e estrutura)".
O corpo como suporte material deve ser estudado na dança como expressão e comunicação.
Todos conhecemos a música "cabeça, ombro, joelho e pé" não é mesmo?! Está aí! Uma forma simples de ensinar, brincar, dançar e cantar.
Comments