Por meio da música, nos movimentamos, nos emocionamos e aprendemos. As cantigas de ninar, parlendas e as canções de rodas, por exemplo, estão ensinando todo o tempo em que são reproduzidas. E nossas crianças aprendem seguindo o que essas músicas cantam.
Schaeffner (1958) diz que o homem primitivo (aquele das cavernas) se comunicava por sons rítmicos e gestos, antes de descobrir o fogo!
Além disso, na gestação, o bebê ouve e acostuma com o batimento cardíaco da mãe, é um dos primeiros contatos com o ritmo.
Dentro de sala é muito importante ter um momento de "descontração". Elevar a energia. No Reforço Escolar Saber Mais, podemos cantar, dançar, brincar e continuar ensinando (e aprendendo rs) sem o peso de estarmos o tempo todo numa rotina, onde as crianças acabam perdendo o interesse pelo estudo.
Talvez a criança não aprenda sobre determinado tema na prática, porém, se cantarmos, se houver um ritmo, ela rapidamente vai entender melhor e seguir o que canta, o que fala. Ou você acha que os indiozinhos no pequeno bote era só brincadeira? Você lembra? Vamos lá!
Um, dois, três indiozinhos,
quatro, cinco, seis indiozinhos,
sete, oito, nove indiozinhos,
dez no pequeno bote.
Iam navegando pelo rio abaixo,
quando um jacaré se aproximou.
E o pequeno bote dos indiozinhos
quase, quase virou!
Leu cantando? É isso!
A comunicação que a música traz para nossas crianças é a forma mais leve de aprendizado, afinal, quem não fica feliz com uma música, não é?!
Texto e pesquisa: Amanda Canafistula Santos (Pedagoga)
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